About Us

The main objective of this laboratory is to capacitate the undergraduate to exercise the history researcher function in all its dimensions, developing the full capacity of the history knowledge and also the practices of amplifying and the propagation of academic production, supplying the social demands towards this science.
We focus on exercising the function of researchers in History, as on our point of view, the work of the teacher and the researcher can only be fully developed when together.
The LEMP follows the thematics of the relation between the armed forces and the politics independently of time or place, studying mainly the State, the military institutions in the Brazilian historical process.

Agenda de Eventos

4 de setembro de 2007
Palestra da professora Adriana Barreto (UFRRJ), sobre “Caxias e a cultura política”, às 14:30 h, IFCS, sala Celso Lemos (3o. andar).

16 de maio de 2007
Palestra do professor João Roberto Martins Filho (UFSCar), presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Defesa (ABED), sobre “A Marinha brasileira e a revolução tecnológica naval, 1905-1910”, às 14:00 h, na sala José Luiz Werneck da Silva do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da UFRJ.

10 de abril de 2007
Palestra do Professor Paulo Cunha (UNESP), sobre a “Esquerda militar no Brasil”, e do Comandante Francisco Carlos Pereira Cascardo, sobre o “Tenentismo na Marinha”, às 14:30 h, na sala 206 do IFCS/UFRJ.

1 – 18 de agosto de 2006
Participação no XII Encontro Regional de História da ANPUH-RJ: coordenação do Simpósio Temático “Forças Armadas e política: continuidades e mudanças” e apresentação de comunicações e painéis de Iniciação Científica.

8 de agosto de 2006
Primeira reunião do período 2006/2.

18 de maio de 2006
Defesa da dissertação de mestrado de Leandro Miranda Malavota intitulada “Patentes, marcas e transferência de tecnologia durante o regime militar: um estudo sobre a atuação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (1970-1985)” na sala do PPGHIS às 14:00h.

25 de abril de 2006
Palestra do professor Fernando Rosas (Universidade Nova de Lisboa) sobre a “Revolução dos Cravos”, com comentários do professor Valério Arcary (CEFET-SP).

27 de outubro de 2005
Sessão de discussão dos textos de Antônio Gramsci. “Observaciones sobre algunos aspectos de la estrutuctura de los partidos políticos en los períodos de crisis orgánica” e “El cesarismo”, In: __. Notas sobre Maquiavelo, sobre la política y sobre el Estado moderno. Buenos Aires: Nueva Visión, 1972, pp. 62-75.

26 de outubro de 2005
Palestra do Prof. Francisco Ferraz: “Segunda Guerra Mundial, militares e política”, sala 203, 10h.

20 de setembro de 2005
Palestra do Prof. Adriano N. Codato (UFRP): “Mecanismos Decisórios em Política Econômica Durante a Ditadura Militar”. IFCS/PPGHIS, sala José Luiz Werneck da Silva, 14:30 h.

30 de novembro de 2004
Palestra do Prof. Hendrik Kraay (Universidade de Calgary): “Uma passagem pelo sexto andar do Palácio Duque de Caxias: perspectivas sobre a História Militar do Brasil”. IFCS, sala 206, 14:30 h.

14 de novembro de 2004
Apresentação do Arquivo Histórico do Exército pelos pesquisadores Alcemar Ferreira e Fernando Silva. IFCS, sala 206, 14:30 h.

26 de outubro de 2004
Palestra do Prof. Vitor Izecksohn (UFRJ): “O problema do recrutamento na Guerra do Paraguai – o caso da província do Rio de Janeiro”. IFCS, sala 206, 14,30 h.

Missão

O LEMP resulta da convicção de que o estudo da história deve ser conduzido por métodos científicos. Por isso, constitui um meio de iniciação e/ou aprofundamento no campo científico, e não um simples grupo de estudos. O LEMP assume, também, os objetivos estratégicos do Instituto de História para a área de pesquisa:

A atuação dos Laboratórios e Programas no Instituto de História (…) se coaduna perfeitamente com alguns pontos ressaltados pela Proposta de Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação de História, elaborada pela ANPUH (Associação Nacional de História) e pela Comissão de Especialistas nomeada pelo MEC-SESu em 1998, quais sejam:

Capacitar o graduado ao exercício do trabalho de historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas esenciais de sua produção e difusão;
Suprir as crescentes demandas sociais relativas ao campo do conhecimento histórico;
Formar um profissional de História fundamentado no exercício da pesquisa pois a formação do docente não pode ser compreendida sem o desenvolvimento de sua capacidade de produzir conhecimento.
A área temática geral do LEMP é a relação das Forças Armadas com processos políticos em qualquer tempo e lugar. Dentro desta área, o LEMP privilegia o estudo do Estado, instituição que os militares integram e que é analisada no plano teórico e no processo histórico brasileiro.

Objetivos específicos
Introduzir o aluno de graduação no universo da pesquisa científica;
Proporcionar ao aluno de graduação e pós-graduação treinamento na elaboração de projeto de pesquisa na área temática;
Proporcionar ao aluno de graduação e pós-graduação treinamento teórico-metodológico e de pesquisa com fontes primárias e secundárias na área temática;
Proporcionar ao aluno de graduação e pós-graduação a oportunidade de se inserir ativamente no processo de pesquisa conduzido pelo professor responsável.
Dinâmica
Para ingressar no LEMP, o aluno de graduação deverá satisfazer a duas condições já consagradas no campo da iniciação científica: estar, pelo menos, no terceiro período do curso e apresentar Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) igual ou superior a 7 (sete). As condções gerais de participação estão definidas em documento específico, disponível na página do LEMP na Internet.

As atividades do graduando no LEMP consistem, basicamente, na participação nas diversas etapas do processo de pesquisa. O aluno desenvolve investigação em torno de um tópico ligado à área temática do LEMP, para o que deve elaborar um projeto de pesquisa. A cada etapa do roteiro de pesquisa cumprida, o resultado é apresentado para discussão no LEMP e, quando viável, em eventos de iniciação científica, seminários, congressos etc.

Simultaneamente, são trabalhados textos teóricos, metodológicos e historiográficos relacionados com o campo temático do LEMP. Tais atividades estão abertas a estudantes e profissionais de outras instituições que queiram se vincular de alguma maneira ao LEMP.

O aluno de pós-graduação se integra ao LEMP participando das discussões de textos e pesquisas e do planejamento das atividades e colaborando com a coordenação no trabalho de orientação dos graduandos. Assim como estes, participa de seminários, congressos e outros eventos de socialização científica dentro da área temática do LEMP.